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Um documentário em 35mm sobre o símbolo de uma cidade. Produção: Penna Filho Produções e Mundo Imaginário Produções Cinematográficas.
 






Ponte Hercílio Luz


PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE (1996)


Roteiro e Direção:
Zeca Nunes Pires

Montagem e Edição:
Giba Assis Brasil

APOIO MINISTÉRIO DA CULTURA
LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Apoio Cultural:
Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC - Fundação Franklin Cascaes  Cinemateca Catarinense - Fundo Municipal de Cinema Cinemateca Brasileira - Cinemateca de Curitiba - Axom Produções - Funarte-Cinema  Fundação Pró-Florianópolis - Propague - LBT Telefônica


Ator: Waldir Brazil


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Sinopse


D ocumentário em 35mm sobre o símbolo de Florianópolis SC - A ponte Hercílio Luz. Ponte pênsil construída de 1922 a 1926 ligando a ilha de Santa Catarina ao continente. O filme é narrado por historiadores, operários, populares, artistas e personalidades, que dão referências históricas ao monumento, o situam e mostram como a ponte está incorporada no real e no imaginário da população da ilha e de seus visitantes. O filme revela também o estado atual de abandono do monumento e está dividido nos seguintes blocos: A História, Os construtores, A Modernidade, O Símbolo, A Poesia, A Segurança e O Monumento.

Galeria

 


APRESENTAÇÃO

H á algum tempo que pretendia realizar um trabalho de maior circulação sobre a ponte Hercílio Luz. Acho impressinante a relação que as pessoas têm com ela. Os da casa e os visitantes. Quem a vê, logo cria algum vínculo com ela. No olhar, na vida, na fantasia ou num sonho. Um monumento que encanta, uma estátua, na verdade, meio deusa. Deusa de uma cidade - Florianópolis. Depois de 10 anos desde quando realizei um audiovisual, juntamente com Norberto Depizzolatti, sobre a ponte Hercílio Luz, esse tema não me saiu da cabeça.

Agora no ano que ela completa 70 anos, a gente conseguiu forças para realizá-lo. Digo a gente, porque este filme não é apenas de um diretor, nem tão pouco de uma equipe. Quantas pessoas colaboraram ou pensaram em ajudar de alguma forma este trabalho? Muitas, com certeza muitas. E a grande maioria anonimamente. Foi assim também que conseguimos alguns patrocinadores que acreditaram no trabalho e na cultura como forma de investimento em marketing.

É bem verdade que foi um trabalho árduo. Trabalhamos e experimentamos: na computação gráfica, na transferência de vídeo para cinema, nos documentos, enfim... Entre erros e acertos o essencial está ainda invisível. O essencial foi esta força solidária das pessoas querendo ajudar, falar, reclamar, cantar, homenagear ou, simplesmente, preservar seu monumento. Essa força invisível, tenho certeza, está no ecran. Espero sinceramente, que vocês a vejam.

Obrigado!

Zeca Pires / Diretor