Videoclipe da música "ILHA", de Jorge Coelho, dirigida por Zeca Pires
Ilha
Jorge Coelho (1997)
Album: Paixão Açoriana
Direção: Zeca Nunes Pires
“Ilha”
(Letra e música: Jorge Coelho)
Feliz é o mar que te abraça
Que te envolve de azul
Nas praias vem te beijar
Feliz é o sol que realça
Tua beleza sutil
No romper da manhã
Ilha, o poeta te quer
Com ciúmes de quem
Guarda o amor da mulher
Ilha, minha fonte de luz
Do sotaque "Mané"
Na Praça Quinze a figueira
Tua alma traduz
Feliz o olhar se projeta
Reflete em telas que nem
A Lagoa da Conceição
Feliz é quem vive esse sonho
Quem tua fonte bebeu
Não esquece jamais.
Jorge Coelho
Notas Bibliográficas
N
atural de Imbituba, antiga armação das baleias,no Sul catarinense. Toca violão desde os 16 anos, participando de grupos musicais e destacando-se como compositor. Muda-se para Florianópolis em 1975, forma-se em Engenharia Elétrica na UFSC e continua a carreira musical sob a influência da MPB. Paixão Açoriana(1997) foi seu primeiro CD. Segue-se: Zimba (1999),Farol dos Naufragados(2003) e a sair em breve Santa Terra. Recebe Prêmio Cultura Viva,Fundação Catarinense de Cultura,1997. Assina a trilha e faz a Direção Musical do curta metragem ILHA (2001), do diretor Zéca Pires, premiado no Festival de Cinema de Gramado(RS). Em 2005 se apresenta nos Açores à convite da Direção Regional das Comunidades e em 2006 participa na Ilha de São Miguel (Açores) do projeto "Construir Culturas" com artistas dos Açores,Estados Unidos,Canadá e Brasil, resultando na produção de um CD e livro.
Na sua estréia literária, o compositor talentoso se revela um delicioso contador de história, a sua e a dos outros desde a paradisíaca Imbituba.
Jorge Coelho é homenageado, por seus muitos amigos e admiradores por sua lealdade aos valores culturais telúricos, por sua paixão a sua terra Catarina e aos Açores,por sua grandeza humana, por sua Arte que encanta, pelo grande artista que todos reverenciam.
Lélia Pereira da S. Nunes
Depoimentos
" Jorge Coelho nos lava a alma com suas canções e versos que traduzem bem o espírito do povo do litoral de Santa Catarina. Consegue agradar todas as gerações com sua melodia gostosa de ouvir,como o barulho suave das ondas em dia de calmaria."
"Jorge Coelho é um artista genial.Quando em incursões na linha musical,sabe como ninguém transformar as crônicas do quotidiano em canções. Agora,ingressando nos caminhos da literatura,mostra suas maiores virtudes: inteligência,humor,conhecimento,capacidade de observação e síntese. É um grande contador de histórias."
"O mar sussurrou rimas sonoras na crista das ondas da Imbituba das baleias, do Divino,do Jorge Coelho e suas raízes profundas.O vento sul deu carona ao poeta-cantor e,da Ilha, sua alma fala da terra,das gentes e dos Açores com paixão."
"Meu amigo Jorge Coelho sintetiza com muita maestria,através de sua arte,a profundidade e a beleza de nossa cultura açoriana."