article sorce: institutlumiere.org
O s irmãos Lumière realizaram a primeira projeção cinematográfica em Paris, no Salão Indiano do Grand Café do bulevar des Capucines, em 28 de dezembro de 1895. O sucesso na estreia foi contido. No primeiro dia não havia mais de 20 espectadores para assistir ao A Saída da Fábrica Lumière em Lyon ou O Regador Regado. Entretanto, em poucos dias as filas tornaram-se quilométricas para assistir a uma das vinte sessões diárias, de meia hora cada.
Em 1890, Thomas Edison e seu assistente William Dickson desenvolveram a primeira câmera cinematográfica, à qual deram o nome de Kinetógrafo. No ano seguinte, Edison inventou o Kinetoscópio, uma máquina dotada de um orifício para observação que permitia a uma pessoa ver uma tira de filme movendo-se após passar por um feixe de luz.
Em 1894, Antoine Lumiere, o pai de Auguste (1862-1954) e Louis (1864-1948), assistiu a uma demonstração do Kinetoscópio de Thomas Edison. Ele ficou impressionado e, segundo se informa, contou a seus filhos, que eram donos de uma fábrica bem sucedida de chapas fotográficas em Lyon, França, as suas impressões. Os irmãos acharam que podiam fabricar algo melhor. O Cinematógrafo, patenteado em 1895, era uma combinação de câmera de cinema e projetor que podia projetar imagens em movimento sobre uma tela grande e serem vistas por um público amplo. O Cinematógrafo era também menor, de luz mais intensa e usava menor quantidade de filme que o aparelho de Edison.
Os Lumière abriram sala de espetáculos, às quais deram o nome de cinema, em 1896 a fim de mostrar o seu trabalho além de enviar equipes de ‘cameramen’ pelo mundo afora para filmar cenas e buscar novos materiais. A indústria do cinema rapidamente alçou voo. O New York Times publicou em 1909 sua primeira coluna dedicada ao cinema, o filme “Pippa Passe” de D.W. Griffith. Em 1911, foi inaugurado o primeiro estúdio cinematográfico em Hollywood e em 1914, Charlie Chaplin faz sua estreia no cinema.
Além do Cinematógrafo, os irmãos Lumière desenvolveram o primeiro processo fotográfico a cores, a chapa Autochrome, lançada em 1907.
O primeiro programa do "Cinematógrafo"
no Salão Indiano do Grand Café de Paris.
Cartaz da Brispot "Filme premiado" [1896]
[Multidão de espectadores no Grand Café]
Em 28 de dezembro de 1895, no Salão Indiano do Grand Café de Paris, aconteceu a primeira exibição pública paga do Cinématographe Lumière. Aqui abaixo, digitalizados, os 10 filmes que a compunham.
A restauração dos filmes Lumière foi realizada pelo Arquivo do Filme Francês de 1992 a 1995 por ocasião do Centenário do Cinema. © Association Frères Lumière article souce: institutlumiere.org