Jorge Bodanzky
No aniversário de 60 anos de Brasília, o cineasta Jorge Bodanzky resgatou dos seus arquivos um conjunto de três filmes feitos em super 8 em 1970. Estudante da UnB nos anos 1960, Bodanzky comenta que “uma de minhas atividades era registrar em fotos a cidade que estava sendo construída, sob orientação de professores como Luiz Humberto, Athos Bulcão, Amélia Toledo e Heinz Forthmann.” Trilha sonora: David Maranha
Em 1964 eu era aluno da UnB (Universidade de Brasília), cursando o ICA (Instituto Central de Artes). Uma de minhas atividades era registrar em fotos a cidade que estava sendo construída, sob orientação de professores como Luiz Humberto, Athos Bulcão, Amélia Toledo e Heinz Forthmann.
Estes três filmes em Super 8 foram feitos em planos-sequência, editados com a câmera, que era muda. Os registros são de 1970, quando Brasília ainda se apresentava em sua forma original. Ficaram guardados por 50 anos e só recentemente foram digitalizados, fazendo parte do meu acervo no IMS.
Convidei o músico David Maranha, de Lisboa, para criar uma trilha sonora. Fiquei surpreso com o resultado: imagens e trilha sonora compõem um todo harmônico, indissociável. Sugiro a utilização de fones de ouvido. ///
Jorge Bodanzky (1942) nasceu em São Paulo e formou-se em cinema pela Escola de Design de Ulm, na Alemanha. Iniciou sua carreira como fotógrafo incentivado por Amélia Toledo e Athos Bulcão, professores na Universidade de Brasília. Estreou como diretor de cinema com o filme Iracema, uma transa amazônica (1974), após ter fotografado dez filmes de longa-metragem entre 1968 e 1974.
Article source: revistaZUM.com.br