A Universidade Federal de Santa Catarina, uma das dez mais importantes do país, acaba de conceder o título de Doutor Honoris Causa ao cineasta Sylvio Back pelo conjunto da sua obra literária e cinematográfica dedicadas à arte e à cultura catarinenses e brasileiras. São 25 livros (poesia, roteiros e ensaios) e 38 filmes (ficção e documentários). Com destaque para a realização dos longas-metragens sobre o poeta Cruz e Sousa (1861-1898) e a Guerra do Contestado (1912-1916), a saber: “Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro”, “A Guerra dos Pelados” e “O Contestado – Restos Mortais” (2010). Antes do Back, a honrosa láurea coube ao escritor português, José Saramago, prêmio Nobel de Literatura de 1998.
A concessão do título de Doutor Honoris Causa ao cineasta Sylvio Carlos Back, decidida em plenário, em 10 de março de 2020, está publicada no Boletim Oficial da UFSC de 24 de março.
Sylvio Back
Autor de dezenas de filmes e detentor de mais de 70 prêmios nacionais e internacionais, Sylvio Back é cineasta, poeta, roteirista, escritor e produtor. Filho de imigrantes, pai húngaro e mãe alemã, nascido em Blumenau (SC), 1937.
Autodidata (ou, nas suas palavras: “Aprendi cinema vendo e ‘lendo’ filmes”), sem nunca ter sido assistente de outro cineasta, Back opta por trocar a contemplação pela realização. Chamado de “Cacique do Sul” por Glauber Rocha, justamente por ter uma obra conectada à civilização do Extremo-Sul, teve o epíteto atualizado para “Cacique do Brasil” por Cacá Diegues.
[CW]/DAC/SeCArte/UFSC, com informações institucionais e do cineasta.
Article source: noticias.ufsc.br