35mm, COR, 10min20seg, 280m, 24q, Eastmancolor, 1:1'37
Manhã (1989)
Direção: Zeca Pires e
Norberto Depizzolatti
Roteiro: Tabajara Ruas
Elenco
Waldir Brazil, Itamar Siebert, Lenah Ferreira, Isnard de Azevedo e Ademir Rosa.
No elenco estão três ícones da cultura catarinense: Isnard Azevedo, Ademir Rosa e Waldir Brazil.
Bilhete escrito à mão pelo escritor Carlos Drummond de Andrade dirigido ao diretor Zeca Pires autorizando a produção do filme. e demonstrando sua satisfação. Logo em seguida o poetinha veio a falecer.
Bilhete de Drummond
Sinopse
U m jovem leiteiro acorda assustado. Pesadelo ou premonição? O dia parece um pouco estranho. A rotina do trabalho e as brincadeiras do velho pai fazem-no esquecer do sonho. O curta "Manhã", dirigido por Zeca Pires e Norberto Depizzolatti em 1989, tem o roteiro de Tabajara Ruas e é baseado no poema "Morte do Leiteiro", do escritor Carlos Drumond de Andrade. Filmado nas cidades catarinenses de Anitápolis e Rancho Queimado, narra o cotidiano de um leiteiro cujas tarefas são violenta e equivocadamente interrompidas. No elenco, estão três ícones da cultura catarinense: Isnard Azevedo, Ademir Rosa e Waldir Brazil.
Galeria
Clique para ver a galeria completa
Fotos: Lúcio Flávio Giovanella
Depoimentos
"Zeca Pires é um dos líderes desta geração talentosa e aplicada que pôs Santa Catarina no mapa do cinema brasileiro."
"Manhã" é o marco zero do cinema hoje existente em Santa Catarina. Batismo de fogo da geração pioneira e olho d´água cristalino, que brotou em Anitápolis e Rancho Queimado para inundar a ilha com a ousadia dos rebeldes e poesia de Drummond. Obra seminal, veio à luz com o DNA de um cinema autoral e regional presente em todas as demais produções que se seguiram e o renovaram. E, de quebra, imortalizando em fotogramas três ícones da cultura catarinense: Isnard Azevedo, Ademir Rosa e Waldir Brazil. "Manhã" segue sendo nosso contínuo amanhecer".
Prezado Zéka Nunes Pires. Então você quer fazer um curta sobre a "Morte do Leiteiro"? não há problema. Li o roteiro e achei-o interessante. Fico torcendo para que realize o projeto e ele seja bem sucedido. Felicidades! Com abraço e a simpatia de Carlos Drummond de Andrade.
"Jamais o mar - o eterno personagem - foi, nessa terra, tão sensivelmente fotografado quanto neste filme. Perto do Mar é a declaração poética de Zeca Pires à Ilha de Santa Catarina".
"Foram sete dias de filmagem em Anitápolis que me rejuvenesceram alguns anos."
"Chega um dia em que as salas escuras não bastam. Há necessidade da pessoa que se interessa por cinema se experimentar, fazer também suas tentativas".
"Por sua entrada definitiva na bitola comercial o filme "MANHÃ" inaugura no cinema catarinense nova fase, onde o cinema amador e despreocupado perde vez em favor de uma profissionalização do setor, bem como de uma continuidade de produção, o que é fundamental".